sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pedra do Cruzeiro - Sítio Peladas - Caruaru

Recebi o convite da galera de São Caitano pra visitar a Pedra do Cruzeiro, em Caruaru. Eu já tinha ido em outra oportunidade e escalado a Hang Let, tem o relato aqui no blog. Dessa vez fui conhecer outras vias e ajudar a terminar uma que o pessoal estava conquistando.




Algumas semanas antes, o pessoal foi escalar uma via relativamente antiga que tem por lá, chamada de Via das Moças, salvo engano, e durante a escalada um dos grampos quebrou com a queda de um escalador.

A via segue por uma parte fácil protegida com grampos que segundo disseram, são usados para fixação de cabos de aço de sustentação de postes de energia no chão. Estes são estranhos, mas possuem entre 3/8" e 1/2" e passam certa confiança, existem alguns que estão bem pra fora, mas no geral, bem batidos.







Depois começa a ter grampos de inox que devem ter entre 5/16" e 3/8" de diâmetro, e logo a parede ganha verticalidade, em determinado momento, a parede é bem musguenta e tem uma sequência desses grampos batidos de lado! Aparentemente pensados para ser usados como degrau, além disso, eles estão bem tortos pra baixo.





O escalador após ter costurado o primeiro grampo torto seguiu pro próximo, que não deve ter mais de 1,5m de distância, com a costura na mão pra proteger no próximo, ele caiu, o grampo de baixo, no qual ele estava protegido quebrou, no tarugo, rente à pedra, o escalador se ralou um pouco mas não teve maiores problemas.



Bom, dadas as circunstâncias, colocamos uma chapeleta no lugar do grampo que quebrou e uma mais acima, onde tinha um grampo bem feio, de modo que uma possível queda e mais uma possível quebra de grampo, o escalador não chegue ao platô.

Os pontos de rapel estão bons, mas chegando no cume é melhor descer andando.

Enfim, uma via bem tranquila e bonita até o vertical do final, que é meio nervoso de passar. Não temos absoluta certeza sobre o nome da via, se alguém souber informar, por favor nos diga mais detalhes nos comentários.

Depois fomos pra via que a galera estava conquistando, 60 metros tranquilos e um vertical com um lance bem bonito, depois umas canaletas técnicas pra chegar no cume! A boa é usar uma corda de 70m pra rapelar, pois a última enfiada tem mais de 30 metros.

Abaixo estão os croquis das vias pra quem quiser repetir!


Só Que Não, Hang Let, Diedro dos Estudantes, Desconhecida, Via das Moças




Cadastrei a Pedra do Cruzeiro no 27crags, confira aqui!

O acesso é bem fácil e prático, saindo de recife pela BR-232 são 150km de estrada duplicada. Após Caruaru tem um parque aquático do lado direito, logo depois do parque faça o retorno e entre à direita pra "Pelada", siga em frente que a estrada vai passar na base da pedra, pare o carro ali mesmo, caminhe uns 10 minutos e lá está!


Nenhum comentário: