domingo, 3 de outubro de 2010

Faixa de Gaza - Nova via na Pedra da Bomba

Neste sábado eu (Cauí), Luciano Willadino e Heraldo (Brejo) fomos à Pedra da Bomba pra conquistar uma via que havíamos observado meses atrás.
Encontramos a trilha ainda melhor que da última vez e fomos parar direto na base da via.

início da trilha

Subimos uns 15m de trepa-mato numa fenda grande até um platozão, onde nos encordamos pra começar a chaminé/canaleta que visualizamos.

Cauí/Heraldo/Luciano - no platozão

Luciano foi primeiro, bateu um grampo e alcançou duas canaletas lado-a-lado, em uma delas cabiam friends grandes, o que possibilitou a chegada em um platozinho de onde inicia a segunda canaleta rapidamente. Luciano bateu mais 2 grampos na canaleta/chaminé e então eu subi.

Luciano finalizando o 1° lance

A canaleta era em V, impossibilitando colocações móveis ao menos razoáveis, protegi com mais 4 grampos (esse lance deve ter ficado VI sup) até chegar em outro pequeno platô, bati mais um grampo e consegui escalar mais facilmente pela chaminé, que se tornou paralela a partir daqui. Mais dois grampos pra finalizar a P2 e pucar o Luciano e o Heraldo.
Terminada a parte vertical da via, tinhamos mais uns bons metros de rampas (II c/ III grau) até o cume. Foram então mais 3 grampos nos 90m finais ( 3 enfiadas de 30m) e cume!!

canaleta chaminezada

A via fica na sombra pela manhã, e conquistar os rampões no sol foi quase mais desgastante do que a própria chaminé/canaleta...hehehe
Descansamos na sombra de uma árvore no cume e descemos.
Geral da via

A via tem ao todo 14 grampos de 1/2", sendo 1 apenas pro rapel do platô inicial. A graduação E3 se dá apenas pelos lances de escalaminhada do final, que possuem apenas os grampos da parada, entretanto, a canaleta conta com proteções razoavelmente próximas, aumentando bastante a segurança. Os friend utilizados foram os tamanhos #4 ao 7 da Rockempite + #6 da Wildcountry, oui seja, peças grandes...eh bom levá-las!!

Croqui (clique para ampliar)

Pra chegar à Pedra da Bomba, pegue a BR no sentido Recife, após o trevo entre à esquerda em uma estrada de terra, passa o povoado de Cacimba de Pedro e pegue a estrada à direita p/ Baixinha de lá já se vê a pedra, pegue uma estradinha p/ direita, passe duas porteiras e pare o carro perto de uma casa rosa, a trilha começa atrás da casa e dura pouco mais de 20min.

3 comentários:

Rodrigo Genja disse...

Ae Cauivc@gmail.com
Foi mal! Só agora que vi que vc acertou a charada primeiro que o zé! No proximo post vou escrever uma nota corrigindo o erro! =D Abraço!

Patricia Manzi disse...

MONSTROS COM ESSA FURADEIRA!!!!

Parabéns sempre cansa,né?

xerundas
Paty

Mirthis Novaes disse...

Vocês tão virados no mói de coentro! Parabéns!!! 150m de via numa só investida!??? Massa!