terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nova Via: Visual do Gavião (4° V E2) 55m

Neste sábado eu, Miguel e Rafael prtimos pra Brejo da Madre de Deus pra conquistar uma viazinha na Pedra do Gavião além de dar uma escaladinha na Pedra da Bicuda.
Pela manhã ficamos escalando nas Mil Falésias, às 12h a sombra chegou na Pedra do Gavião, então subimos pra conquista.
Começei a primeira enfiada, um grampo, um platô, outro grampo, outro platô, daí mais três grampos em um vertical com agarras boas, uma laca em móvel (ou sem móvel, como foi o caso), finalizando com um grampo na P1.

Primeiro grampo

Terceiro grampo

Miguel se juntando na P1

Miguel e Rafael subiram e o colombiano de Brejo abriu um caminho por entre às árvores secas até a base de uma fenda larga, em seguida entrou na fenda, de uns 10m, colocou 1 friend, laçou 1 raíz seca e podre e finalizou a segunda enfiada com um grampo em cima de um platô (blocos).

Fenda da segunda enfiada

A via acabaria aí se fosse pra cima, pois começaria a vegetação de macambira, cactus e galhos secos, mas vimos uma possibilidade muito interessante pra direita: uma sequência de fendas pequenas que foram transpassadas em móvel (essa parte é muito bonita!), bati mais três grampos, sendo que na última martelada do último grampo o martelo quebrou! Muita sorte!! hehehe
Travessia em móvel, 3ª enfiada

Petzl (até que durou bastante...)
Aqui vai o croqui:


Existem múltiplas opções para descer da via:

1. Rapelar da P3 pro segundo grampo abaixo, desescalar até P2 e fazer 2 rapéis até o chão.Fizemos essa na conquista.
2. Levar duas cordas de 60m e rapelar da P3 direto pro chão (chegando na base do projeto em artificial). Essa é a mais segura!
3. Rapelar reto da P3 até a P1 do projeto artificial (rapel negativo sem nenhuma proteção intermediária, desça balançando e grude nos grampos de baixo!!) com 1 corda de 60m (não tenho certeza se dá), e de lá pro chão (mais um rapel de 30m).
4. Mais alguma que você puder imaginar.

7 comentários:

Miguelito disse...

O nome da via diz tudo, o visual é demais, e a via então, uma escaladinha tranquila de boas agarras, e movimentos irados. Recomendadissima para fim de tarde
depois de ter mandado as esportivas do setor,que alias, é um dos setores mais charmosos de Brejo !!

Menger of Stone disse...

Como se chega na pedra do gavião? Dá pra ir de carro ou passa a pé pela bicuda?

Cauí disse...

Pre chegar na Pedra do Gavião, continua de carro pela estrada de asfalto cerca de 1km após a entrada das furnas, pega uma estrada de terra à esquerda, daí são mais uns 6km até o sítio Araras, onde fica a pedra.

Vou postar o mapa geral dos setores de Brejo logo mais..

Cauí disse...

ah, depois é uma caminhadinha de uns 15min até as Mil Falésias, e mais uns 15min até a pedra do gavião, andando devagar...

dagoivan disse...

A minha marreta quebrou no mesmo lugar, mas enfiei de novo no cabo e até hoje ela funciona, tá torta, mas funciona....

Cauí disse...

mas não foi a cabeça que soltou não, foi o cilindro de aluminio que quebrou mesmo...

Chalegre disse...

TOMAR NOTA: Ter uma marreta reserva pra nao ficar na merda....