Pular para o conteúdo principal

I Abertura de Temporada - Brejo da Madre de Deus

Nesse final de semana aconteceu em Brejo da Madre de Deus/PE a primeira edição da ATM - Pernambuco!
Mais de 40 escaladores foram à Brejo rever amigos e escalar as diversas vias do local.
Alguns sortudos ainda faturaram prêmios cedidos pela 4Climb, Conquista Montanhismo e Desafio Vertical!

Cauí na "Primeiro dia do resto de Nossas Vidas" :: foto: Antônio Paulo

Antônio Paulo chegando ao cume da Bicuda :: Foto: Cauí

Alguns dias antes do evento eu e Luciano Willadino fomoa à Brejo para os últimos ajustes, além de acompanhar o Antônio Paulo(RJ) em sua visita à Brejo, escalamos a Código Barnabé (Serra do Estrago), a Primeiro dia do Resto de Nossas Vidas (Pedra da Bicuda), além de algumas esportivas nos Desenhos Animados.

Antônio Paulo na Código Barnabé :: foto: Cauí

No sábado o pessoal se concentrou no sítio arqueológico da Serra do Estrago, ou nas furnas como conhecemos, muitas pessoas puderam escalar pela primeira vez, atravéz dos top ropes montados pela ASPER!

Rodrigo na Cavalo Manco

Pessoal curtindo o visual em cima do Cemitério Indígena

A via Diedro dos Grampos Mal Batidos também teve várias repetições no sábado!

Dago no Diedro dos Grampos Mal Batidos :: foto: Antônio Paulo

Thaís na mesma via

Galera do RN: Jalon, Dandara, Fabiano e Thaís

De noite todos se reuniram no auditório da Prefeitura para assistir às palestras de Heraldo Gouveia (História da Escalada em Brejo) e Antônio Paulo (Evolução da Escalada no Brasil), muitas histórias engraçadas fizeram a alegria de todos!

Palestra de Heraldo Gouveia (PE)

Palestras no sábado

Renato e Caio curtindo as palestras

Palestra do Antônio Paulo (RJ)

Depois foi só torcer pra seu numero ser sorteado, foram 20 ganhadores dos mais diversos prêmios!

Sortudos recebendo seus brindes: 4Climb, Conquista e DV!

Galera reunida no sábado à noite

Quem não foi pra vaquejada e conseguiu acordar no dia seguinte, foi pra Pedra da Bicuda, curtir as belas e ensolaradas vias do local:

Dandara na Rei das Coxinhas

Leo na Gosto de Fel

Dago e Thaís nas Costas Quentes

Jalon na Andróide n°6

No fim de tarde o Dago e o Antônio Paulo resolveram baixar o récorde da Rei das Coxinhas, uma brincadeira que eu e Dago tinhamos feito a algum tempo (15min subindo + 22min descendo = 37min), e subiram e desceram a via de 150m (3° IV) em 25 minutos, reduzindo 12 minutos do tempo de rapel, nada mal heim!

Dago e AP se preparando para correr pedra acima

Galera de Recife

A ASPER (Realizadora do evento) agradece a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus pelo patrocínio e a seus funcionários pela disposição, aos escaladores que contribuiram com o evento, aos que prestigiaram com sua presença, a 4 Climb, Conquista e Desafio Vertical que apoiaram o evento com equipos e serviços, ao Antônio Paulo (RJ) pela presença e pela ótima palestra, ao Heraldo Gouveia (Brejo) por contar a história da escalada em Brejo de forma bem divertida, e a todos os outros que de uma forma ou de outra mandaram boas vibrações prao evento e pras escaladas em Brejo!

Comentários

Chalegre disse…
show! muito bom! vamos tornar isso um evento anual e tradicional. sugiro que seja sempre no primeiro finde depois do inicio da primavera!
Menger of Stone disse…
Muito bacana, parabéns a todos, Brejo é um lugar sem limites pra se escalar, tem de tudo e de primeira qualidade.
Agora só falta a ASPER realizar seu campeonato estadual indoor(e aí Cauí, se coça ae bicho).
Miguelito disse…
Parabens galera, uma pena q nao consegui prestigiar esta primeira versao mas ainda bem q será anual e podere estar nas proximas edições!!
i prestigiar esta primeira versao mas ainda bem q será anual e podere estar nas proximas edições!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul