quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os Preparados (4° V E3) 210m - Serra da Prata

Mais uma novidade na Serra da Prata! Faz pouco mais de 15 dias que eu e Tiago Minhoka (CE) fomos passar um fim de semana em Brejo da Madre de Deus, além de algumas escaladas básicas rolou a conquista de uma nova via na Prata!

 Cauí no início da via

Acordamos às 3h30 da manhã no sábado e colocamos na mochila 40 grampos e duas furadeiras (como seria bom se elas fossem da mesma marca...poderíamos levar 1 máquina e 4 baterias apenas), pois as outras vias da parede possuem essa média de proteções fixas. Levamos também de última hora 1 joguinho de friends.
É sabido que o sol chega na pedra após às 10h da manhã, tornando a escalada um tanto quanto insuportável, imagina no caso de uma conquista...Por isso nosso plano era terminar a via ou escalar até não aguentarmos mais, a idéia era terminar a via pela manhã e por falta de grampo ou bateria não ia ser.
Fizemos a caminhada até a base da via Dau e as Cascavéis e começamos a margear a pedra pra esquerda, passamos por um grande diedro, mas que tinha cara de ser mais trabalhoso e provavelmente atrasaria nossos planos, mais pra frente começamos a subir por uma canaleta grande de mato, ganhando um pouco de altura até que fomos obrigados à nos encordar e começar a conquista.
Comecei na frente e pude economizar alguns grampos e ganhar tempo, pois havia possibilidade de proteger em móvel, toquei 60m e bati a parada. Depois foi a vez do Minhoka pegar a ponta da corda, foram abertos mais 60m de escalada técnica de até V grau, nessa parte não coube nada móvel, mas é o trecho mais bonito da via. Depois são mais 90m de rampa até encontrar com a última parada da via "Carvão Carvãozinho".
10h da manhã estávamos começando a rapelar pela própria via, concluída utilizando a metade dos grampos que levamos e sem terminar a carga da primeira furadeira, por isso o nome "Os Preparados"...
Fica registrada então a nova opção de escalada na Serra da Prata, a boa notícia é que a sombra dura mais tempo nessa via do que no resto da parede!
Os corquis estão logo abaixo:

 n°6: Os Preparados

Croqui- Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário: