segunda-feira, 28 de julho de 2014

Serra do Pará - Santa Cruz do Capibaribe

Povo!

Tem mais setor de escalada aparecendo por aqui, a última novidade é a Serra do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe.

Não sabemos se já existia alguma via por lá, só alguns pontos de rapel e um grampo perdido, abrimos duas novas vias e existe um potencial muito interessante pra vias de ótima qualidade!

Na primeira investida saímos de Brejo para um bate-volta e escolhemos o caminho passando por Toritama, perdemos muito tempo na estrada por causa do congestionamento gerado pela feira de roupas que tem por lá, o troço é grande mesmo =p. Só deu tempo de abrir uma via, no fim de tarde após dar uma passeada pra conhecer o setor.

Serra do Pará - Dia de Sol

A via foi a Zé Bocão (IV E3) 40m, escalada em uma enfiada, com proteção móvel integral, a via passa por uma sequência de buracos, uma fendinha e termina numa sequência de trepa-blocos. No cume se monta uma parada em móvel e de lá desce andando!
Um jogo de friends, costuras longas e uma corda de 50m é suficiente pra fazer a via.
Conquistada por mim e pelo Luciano W.

Cauí no início da Zé Bocão 

                                                                               Luciano W. na Zé Bocão

Na segunda investida fomos pelo outro lado, saindo de Brejo passando por Jataúba e seguindo para Santa Cruz. Praticamente a mesma distância e pouco movimento na estrada, bem melhor!

                                                                            Serra do Pará - Dia de Chuva

Após pensarmos um pouco, resolvi entrar numa via que teria que ser conquistada mais cedo ou mais tarde, resolvi que quanto antes seria melhor e entrei na Fenda Filosofal (D1 A2) 30m, uma fenda larga, negativa e xexelenta, além de impressionante! A opção foi a melhor, pois durante boa parte do dia choveu, e eu que fiquei pendurado lá quase o dia inteiro nem me molhei!

Cauí na Fenda Filosofal

 Essa foto não está torta!

 Cauí na Fenda Filosofal

 Luciano jumareando, olha a retinida...

 Luciano limpando avia

 Cauí descendo

A via foi aberta em artificial, protegida com um monte de peças, inclusive umas grandes repetidas, além de algumas chapas e furos de cliff. Talvez a parte superior possa ser escalada em livre, mas é bem suja de bosta de morcego, morcegos esses que ficam filosofando com você durante a escalada, mijam e cagam nos seus friend, etc.

Clique para ampliar se não não dá pra ver nada!!

Então é isso, duas novas vias e muitas possibilidades para todos os estilos de escalada por lá, nada muito grande, mas tem positivo, negativo, fenda, agarras, chaminés...aguardemos!

Como chegar:

A Serra do Pará fica em um distrito de Santa Cruz do Capibaribe chamado Pará, chegando em Santa Cruz, pegar a rua ao lado do "Mercadão" e seguir por uma estrada de paralelepípedos e depois de terra (estão pavimentando) até o vilarejo Pará, são 20km nessa estrada. Chagando no Pará entre a esquerda e siga até a pedra, é tudo sinalizado, inclusive a trilha, mole mole!

João Pessoa - 251km - https://goo.gl/maps/cJn1r

Campina Grande - 121km - https://goo.gl/maps/C6NaV

Brejo da Madre de Deus- 81km - https://goo.gl/maps/n8J9J

Um comentário:

Jopa disse...

Que massa, gostaria de participar de uma escalada dessa com vocês!