Pular para o conteúdo principal

Serra do Pará - Santa Cruz do Capibaribe

Povo!

Tem mais setor de escalada aparecendo por aqui, a última novidade é a Serra do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe.

Não sabemos se já existia alguma via por lá, só alguns pontos de rapel e um grampo perdido, abrimos duas novas vias e existe um potencial muito interessante pra vias de ótima qualidade!

Na primeira investida saímos de Brejo para um bate-volta e escolhemos o caminho passando por Toritama, perdemos muito tempo na estrada por causa do congestionamento gerado pela feira de roupas que tem por lá, o troço é grande mesmo =p. Só deu tempo de abrir uma via, no fim de tarde após dar uma passeada pra conhecer o setor.

Serra do Pará - Dia de Sol

A via foi a Zé Bocão (IV E3) 40m, escalada em uma enfiada, com proteção móvel integral, a via passa por uma sequência de buracos, uma fendinha e termina numa sequência de trepa-blocos. No cume se monta uma parada em móvel e de lá desce andando!
Um jogo de friends, costuras longas e uma corda de 50m é suficiente pra fazer a via.
Conquistada por mim e pelo Luciano W.

Cauí no início da Zé Bocão 

                                                                               Luciano W. na Zé Bocão

Na segunda investida fomos pelo outro lado, saindo de Brejo passando por Jataúba e seguindo para Santa Cruz. Praticamente a mesma distância e pouco movimento na estrada, bem melhor!

                                                                            Serra do Pará - Dia de Chuva

Após pensarmos um pouco, resolvi entrar numa via que teria que ser conquistada mais cedo ou mais tarde, resolvi que quanto antes seria melhor e entrei na Fenda Filosofal (D1 A2) 30m, uma fenda larga, negativa e xexelenta, além de impressionante! A opção foi a melhor, pois durante boa parte do dia choveu, e eu que fiquei pendurado lá quase o dia inteiro nem me molhei!

Cauí na Fenda Filosofal

 Essa foto não está torta!

 Cauí na Fenda Filosofal

 Luciano jumareando, olha a retinida...

 Luciano limpando avia

 Cauí descendo

A via foi aberta em artificial, protegida com um monte de peças, inclusive umas grandes repetidas, além de algumas chapas e furos de cliff. Talvez a parte superior possa ser escalada em livre, mas é bem suja de bosta de morcego, morcegos esses que ficam filosofando com você durante a escalada, mijam e cagam nos seus friend, etc.

Clique para ampliar se não não dá pra ver nada!!

Então é isso, duas novas vias e muitas possibilidades para todos os estilos de escalada por lá, nada muito grande, mas tem positivo, negativo, fenda, agarras, chaminés...aguardemos!

Como chegar:

A Serra do Pará fica em um distrito de Santa Cruz do Capibaribe chamado Pará, chegando em Santa Cruz, pegar a rua ao lado do "Mercadão" e seguir por uma estrada de paralelepípedos e depois de terra (estão pavimentando) até o vilarejo Pará, são 20km nessa estrada. Chagando no Pará entre a esquerda e siga até a pedra, é tudo sinalizado, inclusive a trilha, mole mole!

João Pessoa - 251km - https://goo.gl/maps/cJn1r

Campina Grande - 121km - https://goo.gl/maps/C6NaV

Brejo da Madre de Deus- 81km - https://goo.gl/maps/n8J9J

Comentários

Jopa disse…
Que massa, gostaria de participar de uma escalada dessa com vocês!

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul