quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região!
Vale do catimbau visto da estrada, animal!

Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano.

Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!!

Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resultado foram 11 novas vias!

Esse com certeza vai ser um setor de escalada de Triunfo!

O acesso é por uma estradinha toda calçada de pedras, a entrada é indicada por uma plaquinha de madeira "Poço do Grito", descendo a montanha em zig-zag por uns 25 minutos, o carro fica na casa dos moradores simpáticos e a trilha são uns 5 minutos descendo, atrás da casa.

Armamento pronto.

Chegando no setor de cima, onde tem as vias mais fortes,  levemente negativas, com agarras, variadas e graduação de VIsup até um projeto que deve estar na casa do 8°, cujo nome não poderia ser outro: Lampião.

 Água na base!

 Alexandre equipando a Lampião (Projeto)

 Miguel equipando a Duque (7c)

 Miguel na Duque (7c)

 Finalizando a conquista da "Não pare na Rampa" (7a)

 Miguel na seg sobre a ponte de sua autoria

Água na base mesmo! A cadena só vale se não molhar a corda!!

Descendo o rio pelo leito ou pela margem direita (por cima) chega no setor de baixo, onde tem algumas vias mais tranquilas, de IV a 6sup.

 Conquistando a Milho Verde (V)

Miguel abrindo a "Urubu da Meia-noite" (6sup móvel)

Paramos por aí, foi o que o tempo e as bateria permitiram, mais pra baixo as paredes continuam crescendo, existem possibilidades de vias de pelo menos 60m logo ali...

Miguelito editou um vídeo mostrando um pouco do que foi essa trip, confiram!


A pedra é dura pra furar, gasta bem a broca, não me perguntem qual tipo de rocha, fiquei bem confuso quanto à isso, se algum geólogo souber o que tem nos mapas de lá me diga!

Lista de vias - Poço do Grito, Triunfo/PE

Assim que for possível voltaremos pra abrir mais algumas coisas por lá e conferir o que os mineiros e os escaladores locais terão aberto também!!!

Um comentário:

Jopa disse...

Muito bom... Sou de Arcoverde, quando tiver oportunidade, com certeza irei visitar!