Pular para o conteúdo principal

Lutar Sempre, Desistir Jamais: Aberta a maior via de Brejo

No início desse mês de março foi concluída a conquista da maior via de escalada de Brejo da Madre de Deus: Lutar Sempre, Desistir Jamais. A via fica na Serra do Ponto e foi aberta pelos escaladores locais Silas, Júnior e Zé do Ovo, com ajuda do Leonardo Xavier de Recife e do Rômulo Araújo, de João Pessoa.

Sera do Ponto

A primeira oportunidade que tive, aproveitei e fui repetir a via, pra poder disponibilizar o croqui e colocar o livro de cume lá em cima, além de reunir o máximo de informações sobre a escalada pra poder compartilhar com quem quiser repetir a via. O parceiro pra essa escalada foi o Higor, também escalador local de Brejo.

Acordamos cedo e às 4h40 saímos do abrigo a pé e caminhamos cerca de 50 minutos até a base da via, ou seja, indo de carro seria no máximo 30 minutos de caminhada. 

Acesso: Estacionar o carro no terreno ao lado do bar "Encontro das Serras", mesmo estacionamento de quem vai pra Pedra da Bicuda, seguir pela estrada até passar pelo rio seco, entrar na primeira casa a esquerda, após pedir licença aos moradores, pegue a direita logo ao lado da casa, acessando os lajedos, siga levemente pra esquerda, passando por um bloco de quase 2m, em seguida por um boulder de uns 3 metros, continue pelos lajetos até a entrada da trilha da "garganta", ao entrar na trilha (após os lajedos) contorne pela direita o primeiro bloco de pedra grande (mais de 4 metros) e siga pra esquerda, já em direção à pedra, por uma trilha relativamente aberta, sinalizada com fitas e posteriormente com tótens de pedra.
O início da via é fácil de identificar, é possível ver as chapas da primeira enfiada a partir do chão.

Começamos a escalar às 5h40, comecei guiando e seguimos revezando as guiadas até o cume, não escalamos em simultâneo em nenhum momento, pois fomos desenhando o croqui e medindo o tamanho as enfiadas, entretanto, a escalada propriamente dita desenrolou-se rapidamente de modo geral. gastamos 1h20 até o cume, onde colocamos o livro embaixo de uma pedra, ao lado da parada. Recomendo que uma cordada que tenha segurança para o grau da via escale em simultâneo, a via é propícia para isso e pode te poupar horas de sol na cabeça.

Quando chegamos no cume, às 7h, o sol apareceu. Então a estratégia é começar o mais cedo possível, de preferência estar escalando no nascer do sol e escalar em simultâneo o máximo possível pra evitar ficar muito tempo exposto, pois a pedra é preta e retém muito calor, imagino como deve ter sido quente conquistar essa via!

A última parada está com duas chapas simples, abandonamos cordeletes, mas Silas disse que em breve vai lá colocar um mosquetão de aço pra não precisar mais abandonar nada.

Fizemos a via com uma corda de 60 metros, o que nos custou 14 rapéis, que duraram mais 1h20 até a base, talvez tivéssemos demorado mais com duas cordas, boa parte da via não tem lugar pra corda prender, mais uma ou outra enfiada é diagonal e tem mato em volta.

A exposição peculiar que coloquei, E2+ tenta expressar o seguinte: A via possui boa proteção de modo geral, regular, e sempre se faz os cruxs após costurar um grampo, lá pra cima, quando a via fica bem mais fácil, existem alguns esticões de 30 metros, mas são em trechos que são praticamente caminhada, muito positivo. Seria um E2 em muitos outros lugares, mas preferi colocar um + pra galera subir com mais sangue no zói!

Pra terem uma referência, comparando com o "Rampão", agora a segunda maior via de Brejo, a via da Serra do Ponto é mais fácil, mais bem protegida e mais limpa, além do crux também ser mais fácil. Uma bela escalada com um visual incrível!

Aqui vai o croqui, o traçado da via e minha recomendação: vai lá!!

Higor na segunda enfiada

Higor na quarta enfiada

Higor na sexta enfiada

Livro de cume - sim, a exposição tá errada





Infos:

Baixe no link abaixo o .kmz da trilha de acesso:

https://drive.google.com/file/d/0B1cN69u-po7ucndPYmMtUDl3d1k/view?usp=sharing


Abaixo algumas fotos que o pessoal tirou durante as investidas de conquista da via:








Comentários

Anônimo disse…
Cara que massa vcs mandam bem msm!

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul