Pular para o conteúdo principal

Dia das Madres - Nova Via na Pedra do Caboclo - Belo Jardim/PE

Essa bela montanha fica a apenas 30 km de Brejo da Madre de Deus, local mais frequentado do estado, e apresenta um cenário interessante para boas escaladas de aventura, com direito a aproximação mais exigente, sombra, temperatura agradável, chaminés e muito uso de proteção móvel! Conquistamos agora apenas a segunda via que faz cume na montanha, ambas nesse estilo lindo e exigente de escalada.

Pedra do Caboclo

A primeira via foi a Chaminé Belo Jardim, cujo relato está aqui, a segunda, relato a seguir.

No final de semana passado saímos Miguel e eu de Recife, rodamos 200 km de boas estradas até Belo Jardim, cidade no agreste do estado, onde encontramos o escalador local Bruno Santos, de lá subimos para a Pedra do Caboclo, situada no distrito de Serra dos Ventos, município de Belo Jardim, Pernambuco.

Andamos por mais de uma hora e meia até chegar na base da via que havíamos iniciado no começo do ano, na ocasião foram dois dias de investidas com muita chuva e pouco progresso (apenas uma enfiada), o vídeo está aqui. Nos equipamos e guiei a parte que já estava pronta, muito bom escalar sem furadeira. 

A primeira enfiada segue por dentro de uma grande chaminé, mas são poucos lances em que se usa a técnica de chaminé mesmo, na maior parte se escala pelas agarras, a proteção é mista, friends e chapeletas, existe uma parada dupla no meio, mas a boa é tocar até a última chapa dentro da chaminé.
A partir daí fugimos de um off-width fdescendo de baldinho de 5m nessa chapa (existe um mosquetão abandonado), chegando no início da chaminé ao lado, onde tem uma parada dupla.

 Miguel e Bruno na P2

Puxei Miguel e Bruno e como estava gostando da ideia de escalar sem furadeira, resolvi arriscar subindo leve a próxima enfiada, acho que foi uma boa escolha, pois saiu integralmente em móvel, inclusive a parada. Esta segunda enfiada é muito bonita e talvez a mais exigente da via, a proteção é boa. mas algumas quedas podem ser grandes, existem muitas agarras ao longo da chaminé, que exige umas técnicas bem psicodélicas.

Vegatação

Parei em móvel e a águia chilena veio falar comigo, felizmente ela queria só conversar, não dei muito papo e ela ficou voando em volta só. Acabamos batendo um grampo nessa parada, pois daí pra cima a escalada passa a exigir alguns equipos a mais  como um par de estribos e cliff, então, quem quiser, faz até ali e desce tranquilo.

P2 reforçada

Miguel pegou a ponta da corda e conquistou um bonito lance de VI talvez, protegido com chapas, depois eu toquei uma parte que acabou em uma sequencia de artificial pois havia muito musgo na pedra, cinco grampos e no final um cliff de buraco, sobe no estribo e sai em livre até a parada. Enfiadinha curta, mas bem legal.


Mieguel, depois eu na terceira enfiada

Da P3 tivemos que fazer uma escolha, tocar pela pedra, com muuuuuuita vegetação cobrindo a rocha ou rapelar novamente pra dentro de uma mega-canaleta de mato e assumir de vez o trepa-mato. escolhemos a segunda opção e Miguel tocou, passando por um buraco de mato que lembrou (forçando muito a barra) aqueles túneis de gelo no cume do Cerro Torre, parando em um platô intermediário de onde nos gritou que o cume estava ganho! Quando chegamos vimos que havia mais caminho pra cima e o Bruno seguiu na ponta.

Bruno e eu, início da canaleta

"Eita porra", ouvimos algo parecido dele lá em cima, a canaleta de mato terminava com um blocão entalado e muito musguento pra continuar seguindo tranquilo. Ele nos puxou parado em uma boa árvore e fomos pensar o que fazer.

Bruno nos cliffs!

Subi entre a pedra e uma árvore e com algumas tentativas lacei uma agarra alta com o cliff, tipo filme antigo do Batman, Bruno subiu no estribo, bateu um grampo, depois mais um e conseguiu quase dominar o bloco, um grampo mais no veneno e ele saiu do perrengue! Parada em uma mega árvore e de lá seguimos andando/escalaminhando pro cume! De lá descemos andando, por pouco mais de 30 minutos até o carro!




No estacionamento tem um restaurante que serve um peixe incrível, infelizmente chegamos tarde no sábado e com muita pressa pra ir embora no domingo, perdemos, paciência.

 Chaminé Belo Jardim e Dia das Madres

 Caminhadinha até a base das vias


Dia das Madres - traçado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala