Pular para o conteúdo principal

Caruaru - Pedra da Igrejinha

Continuando nossa saga do fim de semana estendido, saímos no domingo depois do almoço de Serra Talhada rumo a Brejo da Madre de Deus, onde chegamos no início da noite. Encontramos Leo Aranha e Jane, que haviam chegado pela manhã e escalado por lá. O plano seria acordar cedo na segunda-feira pra escalar as grandes vias abertas recentemente na Serra do Ponto.

Acordamos às 4h, tomamos café, arrumamos as coisas e só então percebemos que estava chovendo. Ainda demos uma volta de carro pra enxergar a Serra do Ponto e a visão foi desanimadora, tudo molhado.

Pensei um pouco e perguntei se eles topavam dar uma investida na Pedra da Igrejinha, uma das pedras que vemos todas as vezes que vamos à Brejo, mas ainda não tínhamos tido a chance de escalar por lá. A chance chegou, a pedra ficava no caminho de volta pra Recife, e se tivesse chovendo ainda, sem chance de escalar, voltaríamos pra casa mais cedo. O pessoal aceitou a proposta e lá fomos nós.

Como vinhamos da trip de Serra Talhada, só nos restaram 2 chapeletas e cinco parabolts (sem chapeleta), e a idéia era abrir uma via, ou começá-la, caso não tivesse nenhuma rota onde caberiam móveis.

A Pedra da Igrejinha fica entre Caruaru e Cachoeira Seca (onde tem a estátua do Lampião), no caminho pra Brejo, cerca de 5 a 10 km de estrada de terra adentro, entrando no posto antes do Rei das Coxinhas/Restaurante Acácia. Alex Guardiola já esteve por lá, pelo que me lembro dele contar, começou uma via artificial, mas quando caiu, progredindo em um teto pro lado, o pêndulo da marreta veio bem na testa do Felipinho, entre o olho e o capacete. A via não foi concluída, mas não conseguimos chegar até ela pras ver.

Subimos caminhando por um pasto cheio de blocos grandes e lisos até chegar na base da pedra, porém, chegamos pela face onde ela é menor, bem pequena na verdade, talvez com uns 40 metros de altura. Visualizamos uma linha que talvez fosse fácil subir, onde inclusive o morador local falou que o pessoal subia. Demos uma volta nos arredores, inclusive na face da direita, onde a pedra não era tão grande e olhando de longe parecia ter algumas fissuras. Achamos que seria tudo mais exigente e nos exigiria muita proteção fixa, que não tínhamos disponível, também não achamos nada em móvel para subir. Voltamos então pra pequena face e subimos pela linha que vimos e parecia fácil, meio morgados, descobrimos que não precisava nem de corda pra subir, passando pela chaminé inicial, seguia-se escalaminhando até o cume, e lá fomos nós.


Dando um rolé no cume vimos a linha que queríamos inicialmente por cima, pareceu mais factível e, como ainda era cedo, descemos, desescalamos a chaminé e andamos até a base da linha da qual tínhamos nos acovardado mais cedo.

Comecei em cima de um bloco, em uma base que a partir do primeiro lance já te obrigava a cair pra esquerda, pq pra direita não seria muito bonito...Fiz dois movimentos mais técnicos e as agarras foram aparecendo, a escalada ficou confortável e estiquei o máximo possível para bater a primeira chapa, bati mais uma na sequencia, não muito longe e depois estiquei mais um pouco até um lugar que pareceu razoável de parar. Bati um bolt e puxei Leo e Luciano. Leo tocou a próxima enfiada, um pouco mais fácil, só que maior, foram mais duas chapeletas até chegar próximo ao cume, de onde nos puxou na seg de corpo. Estava concluída (tipo obra do governo) a Via dos Covardes, com 90 metros de extensão. descemos caminhando e dessa vez em vez de desescalar a chaminé da via normal, rapelamos de uma chapeleta antiga de um top rope que tinha ao lado, um rapel bem curtinho.






Acabaram as chapas, e voltamos pra casa ainda bem cedo, mas deu pra ficar com água na boca com a Pedra da Igrejinha! Temos que voltar mais bem equipados e investir em sua face principal e mais vertical, parece linda!









Fim.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul