Pular para o conteúdo principal

SUCESSO DO 16º EENE EM BREJO DA MADRE DE DEUS + VIDEO OFICIAL

Aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro a 16º edição do nosso tão querido e esperado Encontro de Escaladores do Nordeste. Como todos sabem, sete anos depois, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco voltou a ser sede do EENe, dessa vez com mais 200 vias de escalada.

Foto: Miguel Alejandro

Cheguei uma semana antes, com o carro lotado até a tampa, junto com Eveline e Maitê (a mais nova participante do EENe, no auge dos seus três meses de vida). Fiquei feliz por estar de volta à Brejo, pois após mais de 10 anos morando pertinho, agora estou a mais de 700km de lá. Sem falar na ansiedade após mais de um ano de preparativos pra que desse tudo certo no evento, lá estávamos, tinha começado (mesmo sem ter começado)!

Júlio e Minhoka escalando duas vias ao mesmo tempo durante o Festival! Foto: Cauí Vieira

Já tinha uma galera por lá, fora os locais, Vitor de Recife foi o 001 a chegar, sabe lá quantas semanas antes...Nosso convidado Gabriel Veloso e a Patrícia também não deram mole e chegaram com bastante antecedência.

Leandro na Cabeça Chata. Foto: Cauí Vieira

De domingo até quarta-feira, Heraldo e eu rodamos todas as trilhas principais colocando plaquinhas e fitas de sinalização pra que a galera chegasse facilmente nos setores, localizando as vias, sem perda de tempo! Babau já tinha feito o trabalho de reabertura de todas elas ao longo do mês que antecedeu o evento, um trabalho suado que ficou nota 10!

High Line. Foto: Miguel Alejandro.

Terça consegui até escalar! Claro, em prol do bom andamento do evento. Fui com o Luiggi pra Bicuda, subimos pela Pereba Arcáica e descemos pela esquerda, pra fixar uma corda no início da Inominável, facilitando o acesso de quem viesse depois pra escalá-la, não seria necessário ir até o cume, depois rapelar, bastava subir uma enfiada da Rei das Coxinhas e uns 15m prussikando pra encarar o VIIb misto mais clássico do nordeste! Infelizmente não soube de ninguém que encarou essa belezura durante o EENe, mas ok, ela continua lá.

Pica-Pau. Foto: Miguel Alejandro.

Quarta-feira já tinha gente de todo canto na cidade, e de noite chegou praticamente a Paraíba inteira, faltou um camarada de lá, mas dele falamos depois. A noite que antecede o evento é sempre uma noite agitada, os bondes chegam de todos os lugares durante quase toda a noite, e na manhã seguinte está todo mundo lá!

Dago na Sargento Pincel. Foto: Miguel Alejandro.

Quinta-feira, primeiro dia de evento, chuva! Chuva mesmo! Os dias anteriores foram de sol intenso, mas hoje o dia seria diferente. Fiquei no alojamento fazendo o cadastramento dos participantes enquanto alguns se arriscavam procurando algo seco pra escalar, sem sucesso. Confesso que deu um certo medinho de que o evento "babasse" de vez, mas como sei que chuva é psicológico, continuei confiante de que todos iriam se divertir muito! após as 14h o tempo abriu, alguns setores secaram q a galera foi igual loucos escalar! O setor do Estrago bombou!

Foto: Miguel Alejandro.

À noite começamos a programação com nosso "mestre de cerimônia" Marcelo Xavier, um rapaz de criatividade surpreendente que quase matou de rir metade dos inscritos. Entre um causo e outro que ele contava, o nosso convidado Júlio "Fraaaaaaaaancês!" fez uma palestra super empolgante e motivadora contando como ele e seu parceiro Tiago minhoka se prepararam e escalaram a via The Nose em 20 horas, um show de técnica e betas para escalar rápido. Depois foi aquele bom e velho sorteio dos brindes mais incríveis!! Teve livro, magnésio, agarras, camisetas, diárias, fingerboard, mochila etc. etc.

Pedra da Bicuda. Foto: Arnaldo Vitorino

Sexta foi dia de Festival de Escalada Tradicional, encaixamos no EENe a segunda edição dessa brincadeira que fizemos em 2012: Duplas de escaladores tem um prazo pra escalar o maior número de vias possível, cada via tem uma pontuação, no final do período (dessa vez apenas 12h) a dupla que tiver somado mais pontos vence! Os vencedores foram Júlio Francês e Tiago Minhoka, escalando as 7 vias mais valiosas da lista, seguidos por Formiga e Graciane, e em terceiro lugar, Rafael nonato e Junior Manoel.

Brito e Dago na Casa Mal-Assombrada. Foto: Cauí Vieira.

As atividades noturnas começaram com uma homenagem à figura mais representativa do EENe e da escalada no nordeste: Wolgrand Falcão. "Vucabrás" faleceu esse ano e seria impossível não lembrarmos da sua alegria e irreverência, veja o vídeo clicando aqui. Em seguida tivemos a palestra da Branca Franco, que contou belas histórias de suas escaladas mundo afora, em especial a primeira ascensão feminina brasileira ao Fitz Roy, e a escalada da Esfinge, no Perú. Deixando uma mensagem que acho importantíssima, com relação à busca da autonomia feminina nas escaladas!




Branca Franco e Júlio Francês nas palestras.




Sábado foi um dia com clima perfeito, até uma chuvinha que não assustou ninguém caiu do céu, mas foi só pra refrescar, teve festival de cadena na Andróide nº 6 (8a) na Bicuda, e mias uma vez, fila na Costas Quentes (Efeito #50viasclássicas), não é pra menos, a via é irada! Consegui nesse dia mais uma trégua e fui de tarde com o Brito pra Bicuda, o Dago entrou na cordada e escalamos a via Casa Mal-Assombrada, essa eu não fazia a cerca de 07 anos, suei nos regletinhos de um dedo do crux mas não deu pra cair, cume da Bicuda pra fechar o evento, eu e uma galera lá em cima!

Janine e Marcelo comandando os sorteios.

A noite do sábado foi agitada, começou com a premiação do Festival Tradicional, onde a dupla vencedora levou pra casa um jogo de costuras especialmente cedidas pela Climb Tech, além de um troféu confeccionado com sucata pelo artista local Luiz Carlos (LC), que deixou todos de queixo caído com suas peças! E a palestra do dia foi ministrada pelo Eduardo Mazza, o Formiga, que contou toda sua trajetória no montanhismo, com uma simplicidade impressionante! De Curitiba ao topo do Fitz Roy (duas vezes), passando por belas cidades na Bahia, onde abriu muitas belas vias, sempre buscando contribuir não apenas para seu próprio desenvolvimento, mas também pro de seus companheiros e dos lugares por onde passou. E tome brindes! Nesse dia teve até crash pad da Mbuzi na brincadeira!

O guia!

Domingo nos reunimos com os representantes dos estados do nordeste para passar um pouco da experiência que tivemos organizando o evento esse ano e eleger as próximas sedes, que ficou assim: Rio Grande do Norte 2018 (à definir); Bahia 2019 (São Desidério); Ceará 2020 (Tejuçuoca).

Ao longo do evento tivemos também várias oficinas, os iniciantes, mais conhecidos por aqui como MULAMBOS tiveram oportunidade de brincar todo dia nas oficinas ministradas pela Janine, Rômulo e Silas. O Gabriel Veloso ofereceu uma oficina muito elogiada de treinamento mental, onde mostrou diversas técnicas pra desenvolvimento do aspecto psicológico dos escaladores, tudo baseado no Caminho do Guerreiro da Rocha, um clássico da literatura de escalada. Formiga passou toda sua experiência na oficina de proteções móveis, botando todomundo pra por a mão na massa nas fendas do setor dos desenhos. O André Zaponni e a galera do Slack Camisa Florida mandou ver nos highlines de Brejo, com oficina e fitas esticadas pra todos provarem a brincadeira. A Tribo da Trilha montou um muro de escalada indoor, em plena praça, que fez com que a molecada da cidade se divertisse bastante durante o feriado.

Quem faz acontecer!

Isso foi um pouco do que aconteceu, visto dos olhos de quem trabalhou, mas se divertiu muito, ficando muito feliz com tudo que aconteceu, com a vibe da galera, com a participação impressionante de exatos 228 inscritos (fora os penetras), o maior número de inscritos em todas as edições!!

Agradeço a todos que saíram de sua cidade pra andar de 200 a mil e tantos km até uma cidade do interior de Pernambuco pra subir nas pedras de lá! Obrigado Eveline, que me aturou correr atrás das coisas do evento nesse ano de muitas mudanças pra nós, à Janine Falcão, que dividiu todas as broncas e conquistas desde o início desse trabalho, ao Neudson, que fez mágica pra que tudo tivesse nos trinques na data do evento, inclusive o guia mais bonito do nordeste! Obrigado Hugo, que aguentou as pontas depois de receber a ASPER "nos peito". Marcelo Xavier, pela excepcional apresentação das noites do evento. Luiz Carlos pelo troféus mais incríveis da escalada. Ao Heraldo Babau pelo belo trabalho nas trilhas. Ao Silas Brito pelas salvações, sempre solicitadas na de última hora! Joseph pelo contato mais providencial feito antes do evento. Luiggi pela parceria. Geovane pelo apoio.Toda a galera da ASPER e do Brejo pelas diversas contribuições, seja com idéias, apoio logístico (gostei de ver a disponibilidade da galera pra ajudar durante o evento!) e até com grana, ao longo desses anos de associação. Aos convidados que ajudaram muito a tornar esse evento tão especial: Júlio Francês, Branca Franco, Eduardo Formiga e Gabriel Veloso.

Mas nem só com serviço se faz um evento desse, então agradecemos imensamente aos patrocinadores: Deuter, Santa Bárbara Imports, Buffalo Wax, aos apoiadores: Bonier, 4Climb, Companhia da Escalada, Heraldo Turismo, Conquista Montanhismo, Crux Agarras, Sapo Agarras, Alto Estilo, Empesol, Tribo da Trilha, Mbuzi Outdoor, Climb Tech, Mum-Hha Ressolas, à parceria da Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus, que fez de tudo pra que os visitantes de Brejo fossem acolhidos da melhor forma na cidade.

Foto Oficial. Ricardo Damito.

Se você não foi, sinto muitíssimo, mas entenda, esse evento é imperdível, ano que vem tem mais! Nos vemos no RN!!

Veja os vídeos abaixo pra ter uma ideia do que rolou!!


16º Encontro de Escaladores do Nordeste 2017 from Fox Films on Vimeo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul