Pular para o conteúdo principal

As vias da Serra do Estrago

A Serra do Estrago possui hoje cinco vias tradicionais com graduações variando de II a VIIa, além de três vias móveis com aproximadamente 30m. É o setor com as maiores vias de Brejo da Madre de Deus.

Clique na imagem para ampliá-la

1. Rampão (2° VIsup E3 D2) 290m
2. Vídia Bandida (3° VI E3 D1) 190m
3. Estilo Élvis (VIIa E2) 30m
4. Pastor João e a Igreja Invisível (Vsup E2) 30m
5. Tratado de Kyoto (VIsup E4) 25m
6. Caninana (3° IV E3 D1) 200m
7. Código Barnabé (4° VIIa A0/7b E2/E3 D1) 215m
8. Piolho de Cobra (4ª VIIa E3 D1) 235m


A primeira via da Serra do Estrago chama-se "Em Busca de um Sonho" e foi conquistada por Heraldo e Milson em 2003, se trata de um escalada de 2° grau de mais de 200m. O detalhe é que é não possui nenhuma proteção fixa... móvel também não, solo!


Em seguida veio a conquista do Rampão, em 2007. Com 290m foi a primeira grande conquista da galera que hoje forma a ASPER, vários grampos mal batidos enfeitam o início da via...hehehe. É por si só a maior via de Brejo, mas termina na base de uma via em móvel, chamada Estilo Élvis, graduada em 7a, que soma mais 30m à escalada e dá acesso ao cume, facilitando a descida que pode ser feita pela trilha. A boa é levar 26 costuras (ou menos) e escalar à francesa (se a dupla for entrosada e consciente pra realizar esse tipo de procedimento), parando só na base do topete, escalando assim é possível fazer a via em menos de 1h...haja panturrilha!

Fábio, Sílvio Neto e Cauí no Rampão. Foto: Luciano W.

Cauí na Estilo Élvis. Foto: Sílvio Neto

Chegando pelo Rampão à base do topete é possível fazer cume pela "Pastor João e a Igreja Invisível", um 5sup conquistado por mim e pelo Luciano W. em 2009?, cabem proteções móveis e laçadas em duas árvorezinhas, bonita via!
A via Vídia Bandida foi iniciada a alguns anos pelo Nequinho e Lúcio e possuia uma enfiada de IV conquistada, em 2009, após falar com os conquistadores fomos lá e continuamos essa conquista (rapel na broca e tudo mais) concluindo os 190m, hoje existe a opção de fazer cume emendando na via Código Barnabé.
Vídia Bandida

Na era da furadeira os 200m da via Caninana foram abertos rapidamente, é a segunda via mais fácil do setor, porém mais bem protegida que o rampão, sem fugir do estilo tradicional. A escalada é em agarras bastante sólidas e confiáveis.

Caninana. Foto: Dago

Pra preencher o vazio entre a Vídia Bandida e a Caninana, surgiu a via Piolho de Cobra, uma via de grau geral IV, com uma enfiada de 30m verticais graduada em VIIa, escalada em regletes sonoros. A via termina na rampa ao lado da Código Barnabe, por onde pode-se atingir o cume!

Lula Dago e Miguel na Piolho de Cobra

A via Tratado de Kyoto é uma laca com opções de colocação móvel muito precárias, conquistada pelo Luciano W. e pelo Mummmmm-HHAAA, 30m E4!!
Conquistada paralelamente à Piolho de Cobra, a via Código Barnabé possui grau geral IV, e a primeira enfiada é um VIsup beeem técnico e constante, no meio da via há um 7b delicadíssimo (esse lance pode ser passado roubando) e pra fechar com chave de ouro, 15m verticais 7a no topete, agarrões e uma lancesinho no final...só conferindo de perto. As estatísticas, por Luciano Willadino: 10 envestidas, 45 grampos, 11 chapeletas, várias chuvas, 2 batedores quebrados, 19 furos com furadeira, 37 na munheca, 3 grampos perdidos na base e muitas historias.

Alex na Código Barnabé

Por enquanto é só!

Comentários

Miguelito disse…
Putz, bateu saudade agora... WORK LESS CLIMB MORE !!!!!
Menger of Stone disse…
Caracas, relato completo, muito show a descrição e história das vias, parabéns a todos. No Encontro estaremos aí pra tentar o que faltou, hehe.
Chalegre disse…
Show Caui! Excelente post.
Menger of Stone disse…
Ae, olhando as fotos lembrei que não consegui contato com o Lula para a Copa de Escalada, alguém que tenha o contato dele avisa Ele e sua trip, são sempre fortes competidores.
Patricia Manzi disse…
Eita Cauitcho...trabalho de primeira, tarefa de casa bem feita!!!
xerim..inté sexta!

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala