Pular para o conteúdo principal

Nova via + 3 x Rei das Coxinhas!

Fim de semana passado retornamos à cidade de Brejo da Madre de Deus, depois das férias e trips de fim de ano.
Eu cheguei mais cedo, sexta na hora do almoço e pude testar meu novo brinquedo. o grigri adaptado pra escalar em solitário. O pessoal chegou de noite pra aproveitar o fim de semana.

Sexta fui pra bicuda, a idéia era escalar a Rei das Coxinhas (3° IVsup E2 150m) em solitário e descer um pouco pra esquerda, tentando alcançar o local onde seria o topo de uma nova via esportiva, terminar de equipá-la e voltar p/ cidade.

Eu já tava na trilha quando prcebi que tinha cometido o "erro n° 001", esqueci a água! ok, resolvi continuar mesmo assim, pois tinha almoçado bem e bebido alguma coisa antes de subir. Cheguei na base preparei tudo e comecei a escalar às 12h50, fiz os primeiros 60m em uma enfiada apenas, desci pra remover a corda fixada no primeiro grampo e jumariei (grigrizei na verdade) até a parada, 13:30, desse ponto em diante a via ficava no sol, os próximos 60m são mais fáceis e com agarras sólidas, resolvi solar esse pedaço e me encordar novamente na última enfiada, onde há um lance mais delicado, fui subindo, subindo...e continuei até o cume! Na descida tentei alcançar o ponto onde seria a parada do projeto, mas acabei rapelando de um ponto muito baixo na Rei das Coxinhas e só consegui chegar nos grampos de baixo, que já estavam lá, do projeto que fica no ar-condicionado. De lá desci pro chão e fui pra cidade beber água!

Foto: Cauí

No dia seguinte escalamos umas vias esportivas na bicuda e de tarde Dago e Ílson subiram a Costas Quentes (5° VIIb 130m) e eu fui na missão de equipar a via novamente, subi com o Babau a Rei das Coxinhas até o locar certo do rapel pra alcançar o projeto, rapelamos e bati a parada e mais dois grampos abaixo, concluindo a via Salompas (8c), são 12 proteções, grampos P de 1/2", é a última via do setor Ar-Condicionado, a maior e mais difícil também, vertical e levemente negativa.
Equipando a Salompas (8c):: Fotos: Ílson

Dago na Salompas :: Foto: Ílson

Domingo, Bicuda denovo, entrei pra equipar a Salompas e tirar os movs, começo difícil, meio mais tranquilo e um crux'zinho no final! Na segunda entrada caí lá em cima quando quebrou um pézão, agora são 4 movs em agarras piores onde eram 2 usando a agarra que quebrou. Na terceira entrada saiu a cadena, a via é bem grande, uns 20m. Em outra ocasião eu e Miguel começamos a conquistá-la, de baixo e com a furadeira, entretanto, dessa vez a Prefeitura de Brejo, por algum motivo não nos disponibilizou a furadeira para utilizarmos, então com o apoio do Babau terminamos equipando o que faltava com o batedor mesmo.

Cauí na Salompas :: Foto: Ílson

Dago trabalhou a Andróide n°6 e está no quaaase tb! Ílson, Rafael e André subiram a Recruta Zero (3° V E2 120m).
Enquanto esperávamos eles descerem, e sem forçar pra tentar nossos projetos, resolvemos escalar a Rei das Coxinhas (terceira vez no fim de semana pra mim), fizemos à francesa, em 37 minutos (22min subindo e 15min rapelando)!
Ficamos na Tia Coca, lá existe opção de camping e quartos bem baratos, ela faz também um café e almoço nuito bons!

Brejo -> Recife

Cauí Vieira

Comentários

Chalegre disse…
Massa! Mas pra submeter esse tempo ao Guiness leia o regulamento em:
http://www.guinnessworldrecords.com/br/premium_service.aspx

Qual é o teu novo brinquedo? E que egoismo é esse de usar ele sozinho?
Cauí Vieira disse…
o brinquedo: grigri adaptado pra escalar em solitário.

egoísmo: só dá pra escalar em solitário sozinho =)

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Cruzeiro - Sítio Peladas - Caruaru

Recebi o convite da galera de São Caitano pra visitar a Pedra do Cruzeiro, em Caruaru. Eu já tinha ido em outra oportunidade e escalado a Hang Let, tem o relato aqui no blog . Dessa vez fui conhecer outras vias e ajudar a terminar uma que o pessoal estava conquistando. Algumas semanas antes, o pessoal foi escalar uma via relativamente antiga que tem por lá, chamada de Via das Moças, salvo engano, e durante a escalada um dos grampos quebrou com a queda de um escalador. A via segue por uma parte fácil protegida com grampos que segundo disseram, são usados para fixação de cabos de aço de sustentação de postes de energia no chão. Estes são estranhos, mas possuem entre 3/8" e 1/2" e passam certa confiança, existem alguns que estão bem pra fora, mas no geral, bem batidos. Depois começa a ter grampos de inox que devem ter entre 5/16" e 3/8" de diâmetro, e logo a parede ganha verticalidade, em determinado momento, a parede é bem musguenta e tem ...

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume ...

Escalada em Petrolina

Recentemente descobrimos que existe escalada em Petrolina! Agora Pernambuco tem vias de leste a oeste! As vias ficam em dois setores distintos, a Serra da Santa, em Petrolina e Serra do Pimenta já no estado da Bahia, município de Casa Nova. Segundo a Rebeca, que mora lá, foram abertas algumas vias esportivas com boa proteção e de grau fácil. As vias foram abertas por ela e pelo Renato. Assim que tivermos os croquis postamos aqui! Abaixo algumas fotos tiradas pelo Renato: Rebeca na Visitante (VI) - Serra da Santa - Petrolina/PE Rebeca na Tatoine (V) - Serra do Pimenta - Casa Nova/BA