Pular para o conteúdo principal

Nova via + 3 x Rei das Coxinhas!

Fim de semana passado retornamos à cidade de Brejo da Madre de Deus, depois das férias e trips de fim de ano.
Eu cheguei mais cedo, sexta na hora do almoço e pude testar meu novo brinquedo. o grigri adaptado pra escalar em solitário. O pessoal chegou de noite pra aproveitar o fim de semana.

Sexta fui pra bicuda, a idéia era escalar a Rei das Coxinhas (3° IVsup E2 150m) em solitário e descer um pouco pra esquerda, tentando alcançar o local onde seria o topo de uma nova via esportiva, terminar de equipá-la e voltar p/ cidade.

Eu já tava na trilha quando prcebi que tinha cometido o "erro n° 001", esqueci a água! ok, resolvi continuar mesmo assim, pois tinha almoçado bem e bebido alguma coisa antes de subir. Cheguei na base preparei tudo e comecei a escalar às 12h50, fiz os primeiros 60m em uma enfiada apenas, desci pra remover a corda fixada no primeiro grampo e jumariei (grigrizei na verdade) até a parada, 13:30, desse ponto em diante a via ficava no sol, os próximos 60m são mais fáceis e com agarras sólidas, resolvi solar esse pedaço e me encordar novamente na última enfiada, onde há um lance mais delicado, fui subindo, subindo...e continuei até o cume! Na descida tentei alcançar o ponto onde seria a parada do projeto, mas acabei rapelando de um ponto muito baixo na Rei das Coxinhas e só consegui chegar nos grampos de baixo, que já estavam lá, do projeto que fica no ar-condicionado. De lá desci pro chão e fui pra cidade beber água!

Foto: Cauí

No dia seguinte escalamos umas vias esportivas na bicuda e de tarde Dago e Ílson subiram a Costas Quentes (5° VIIb 130m) e eu fui na missão de equipar a via novamente, subi com o Babau a Rei das Coxinhas até o locar certo do rapel pra alcançar o projeto, rapelamos e bati a parada e mais dois grampos abaixo, concluindo a via Salompas (8c), são 12 proteções, grampos P de 1/2", é a última via do setor Ar-Condicionado, a maior e mais difícil também, vertical e levemente negativa.
Equipando a Salompas (8c):: Fotos: Ílson

Dago na Salompas :: Foto: Ílson

Domingo, Bicuda denovo, entrei pra equipar a Salompas e tirar os movs, começo difícil, meio mais tranquilo e um crux'zinho no final! Na segunda entrada caí lá em cima quando quebrou um pézão, agora são 4 movs em agarras piores onde eram 2 usando a agarra que quebrou. Na terceira entrada saiu a cadena, a via é bem grande, uns 20m. Em outra ocasião eu e Miguel começamos a conquistá-la, de baixo e com a furadeira, entretanto, dessa vez a Prefeitura de Brejo, por algum motivo não nos disponibilizou a furadeira para utilizarmos, então com o apoio do Babau terminamos equipando o que faltava com o batedor mesmo.

Cauí na Salompas :: Foto: Ílson

Dago trabalhou a Andróide n°6 e está no quaaase tb! Ílson, Rafael e André subiram a Recruta Zero (3° V E2 120m).
Enquanto esperávamos eles descerem, e sem forçar pra tentar nossos projetos, resolvemos escalar a Rei das Coxinhas (terceira vez no fim de semana pra mim), fizemos à francesa, em 37 minutos (22min subindo e 15min rapelando)!
Ficamos na Tia Coca, lá existe opção de camping e quartos bem baratos, ela faz também um café e almoço nuito bons!

Brejo -> Recife

Cauí Vieira

Comentários

Chalegre disse…
Massa! Mas pra submeter esse tempo ao Guiness leia o regulamento em:
http://www.guinnessworldrecords.com/br/premium_service.aspx

Qual é o teu novo brinquedo? E que egoismo é esse de usar ele sozinho?
Cauí Vieira disse…
o brinquedo: grigri adaptado pra escalar em solitário.

egoísmo: só dá pra escalar em solitário sozinho =)

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala