Pular para o conteúdo principal

Carnaval em Brejo da Madre de Deus

Nesse carnaval recebemos em Brejo a visita de escaladores de Natal e de Alagoas, os pernambucanos optaram pelo frevo em Recife e Olinda.

Na sexta-feira chegaram os primeiros, o casal de "sulistas" Du Bois e Miriam, que residem atualmente em Maceió/AL. Foram com Junior conhecer as escaladas na furna do estrado.

 Du Bois na Perna-Longa (III) - Foto: Miriam Chaudon

  Du Bois no topo da Predominante (Vsup) - Foto: Miriam Chaudon

O bloco dos descarnavalizados de Recife chegou em Brejo na sexta de noite, e sábado escalei com o Du Bois uma das vias mais clássicas da Serra do Estrago, a Código Barnabé (5° VIIa (A0/7b) E2 D1) 235m. Depois descemos pro setor da caverninha, onde o pessoal de Natal estava, demos mais uma escaladinha nas vias esportivas técnicas do setor e terminamos o dia na carne de sol com macaxeira.

 Du Bois e Cauí na Código Barnabé - Foto: Miriam Chaudon

 Cauí, Eveline, Du Bois e Jane - Foto: Miriam Chaudon

Pedra da Bicuda! Enquanto o pessoal aproveitou o tempo nublado e o ventinho pra entrar nas vias Recruta Zero, BBzim e Costas Quentes, conquistei com ajuda da Jane uma via nova na bicuda: Só pra Sacanear (7b/c) 20m, com seis chapeletas + parada dupla, opcional um friend 0,5 (esse usei na conquista, mas depois ficou meio dispensável).

Eveline, Jana e John (e a plantinha) no final da Recruta Zero - Foto: Portal Marte

Bruno na Costas Quentes (VIIb) - Foto: Portal Marte

De tarde, quando a sombra chegou, entrei com o Du Bois na "Primeiro Dia do resto das Nossas Vidas" (4° VIIa E4 D1) 150m, ótima pedida pra quem gosta de escalada em móvel e um pouco de emoção. A águias chilenas que habitam a Bicuda na época de reprodução já se foram, não vimos nenhuma durante a escalada ou o rapel, então está oficialmente aberta a temporada de escalada na bicuda!

Du Bois na primeira e mais tensa enfiada do "Primeiro dia..."- Foto Miriam Chaudon

No dia seguinte fomos pro setor do diedro, a galera entrou na via que dá nome ao setor e na Dia do Trabalhador, não temos fotos desse dia...

E o último dia foi recheado de cadena pra Eveline, que mandou a Psicólogo (VIsup) na primeira entrada do dia, depois a Psicopata (VIsup) de flash e fechou o dia encadenando seu primeiro 7c, com a via Demônio da Tazmânia.

Eveline Sousa na Demônio da Tazmânia (VIIc) - Foto: Portal Marte

 Cauí na Pica-Pau (Vsup) - Foto: Portal Marte

Bruno no Diedro do Cavalo Manco (VIIb) - Foto: Portal Marte

 Eveline Sousa na Psicólogo (VIsup) - Foto: Portal Marte

Eveline Sousa na Perna-Longa (III) - Foto: Portal Marte

Todos já estavam cansados e preguiçosos, mas Alysson e Bruno foram finalizar a trip na Serra do Estrago, onde escalaram a Caninana (3° IV E3 D1) 200m.

Alysson e Bruno na Caninana - Foto: Portal Marte


Comentários

Miriam Chaudon disse…
Que legal, Cauí! Adorei o relato e as fotografias também! Foi um carnaval muito bacana, em um lindo lugar e na companhia de pessoas especiais!
Miriam Chaudon.
Patricia Manzi disse…
Mandando tudo!!!
Parabéns Eveline!!!
Unknown disse…
Demais!!!!! Mandou bem Eveline. As fotos estão show de bola

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul